-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

07/08/2016

Eu também Conduzi uma Tocha



Antonio Rocha

Por três vezes, em anos diferentes, eu também conduzi uma Tocha Mística: uns falam cerimônia das tochas, outros caminhada das tochas, Há quem diga meditação andando com as tochas, procissão das tochas etc.

Estávamos no Seiti – Terra Sagrada da PL - Instituição Religiosa Perfect Liberty - que fica em Arujá, SP, uma belíssima fazenda nas montanhas, silenciosa de uma forma sagrada. Beleza inigualável!

Todo mês de janeiro, nos fins de semana, realizam-se os “Lensei de Abertura da Sorte”. Lensei quer dizer “retiro de aprimoramento espiritual” e assim, no final da tarde de sábado os quase mil participantes concentram-se em frente ao Altar Externo, no mais absoluto silêncio, todos em preces e orações, mentalizando os seus projetos para o ano que se inicia, os seus pedidos de saúde, para si ou para outros...

A tocha principal é acesa e assim uma por uma vai sendo acesa, passando de uma pessoa para outra. Em seguida começa a caminhada-reza silenciosa. Acredito que caminhamos  um quilômetro até o monumento chamado Himorogui, que é uma árvore considerada sagrada e veio do Japão. 
 
Himorogui no túmulo do fundador, Tokumitsu Kanada (imagem www.perfectliberty.ca)
                 Nas vezes que participei tinham em torno de novecentas e poucas pessoas. A cerimônia começa logo que vai escurecendo e termina umas três horas depois, quando todos que vieram, devagar, em oração e em duas longas filas indianas estão no alto da colina do Himorogui e são entoadas as preces sagradas.

As tochas são apagadas e então começamos a descer. Aqui e acolá já podem conversar baixinho, na volta. Mas a grande maioria mantém o silêncio experimentando verdadeiro êxtase espiritual.

Durante toda a cerimônia o Seiti fica completamente apagado e as luzes são apenas as tochas acesas.

A PL foi fundada no princípio do século XX, no Japão, por um monge zen budista e um xamã budista que vivia nas montanhas.

Estes Lenseis são ótimos, reúnem peelistas, amigos e simpatizantes de diversos pontos do Brasil e de outros países. No primeiro que participei, tive oportunidade de conhecer um casal que morava em uma cidade do Amazonas. Viajavam três dias de barco até Manaus e só então pegavam o avião para SP.

Quase mil pessoas, alojamentos masculinos de um lado, mulheres de outro. Nada de misturar as estações, nos Lenseis de Abertura da Sorte todos praticam e recebem as bênçãos da Perfeita Liberdade.

Ao longo dos ano existem outros Lenseis específicos que também reúnem muita gente.

Também é lá, na Terra Sagrada, onde funciona o Seminário da América do Sul, onde se formam os mestres, assistentes de mestres, missionários e missionárias que se espalham pelo mundo.

Em tempo: estes clérigos podem casar, constituir família e trabalharem normalmente em suas profissões.


3 comentários:

  1. Moacir Pimentel07/08/2016, 19:42

    Boa noite,vizinho
    Já li sobre a PL cuja doutrina tem a ver com a Arte - e nela eu me perco! - e a originalidade da expressão como forma de aprimoramento.São múltiplos os caminhos que nos levam para o alto. No seu, continue firme e forte defendendo aquilo no que você acredita e erguendo alto a chama da espiritualidade humana.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. pois é...o Himorogui secou. O 3º Fundador morreu. Até agora outro não surgiu. Sem Lensei. Ainda assim, Vida é Arte.

    ResponderExcluir
  3. Edelvais Maria Conde dos Santos29/07/2023, 06:18

    O Himorogui secou. O 3º Fundador morreu. Não há Lenseis, nem cerimônia das tochas. Mas a vida segue sendo arte. Vida é Arte.

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.